Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Paixão Nacional

     Quem nunca viu a cena de crianças descalças chutando uma bola pelo meio da rua? Ou mesmo jovens sujos de lama berrando por um passe naquele terreno vazio? E a “turma do bairro” que pega a pelada¹ todos os domingos? E as meninas brigando com os garotos da vila pelo direito de pegar um baba²? 
     Essas cenas são muito comuns, na periferia e nos condomínios das cidades brasileiras. A cultura nacional do futebol é imensa: está desde a descoberta do sexo do bebe, que quando se sabe que é menino o primeiro presente é uma bola ou a camisa do time do pai; até a interrupção da programação diária das emissoras de TV para a transmissão de uma partida considera clássica.
   Não precisa de muitos recursos, basta uma bola e um espaço qualquer - salas, garagens, quintais, passeios, ruas, praias, comumente são utilizados para uma partidinha. Não precisa de muitas regras e qualquer 30 minutinos ta servindo para matar a vontade.
     E essa paixão que falo supera as classes sociais, o menino do subúrbio - que já anda descalço por falta de condições - tem a mesma paixão pela bola que aquele menino que joga na quadra do condomínio em que mora (essa paixão só não supera a diferença de oportunidades e condições, o futebol enquanto um sonho terá um palco bem diferente entre eles).
     O futebol mobiliza e agrega pessoas! Mas eu quero falar dessa paixão nacional de uma forma diferente.
     
    º Sabe esse fator aglutinador do futebol? Então, você terá a oportunidade de ver durante essa semana como isso funciona quando se acorda para o mundo fora do que se vê na tv. 
     º Sabe essa propaganda de carro que tenta criar uma identidade pátria da marca com a copa no Brasil e canta assim: “Vem, vamos pra rua, pode vir que a festa é sua… Sai de casa, vem pra rua, pra maior arquibancada do Brasil. Vem pra rua, porque a rua é a maior arquibancada do Brasil”?
     º Sabe essas reportagens das redes de tv que mostra um monte de gente em "baderna" nas cidades contra a PM?
     Então Observe. Mas mantenha a mente aberta, esse fator aglutinador do futebol se manifestará de forma diferente essa semana³! 

1 e 2 - Pelada e Baba são termos populares de se chamar uma partida de futebol
3 - Está marcado para  essa semana uma série de manifestações contra o aumento da tarifa dos transportes, contra o estatuto do nascituro, por mais investimentos em educação e saúde, pela regulamentação da mídia e pela reforma política. 
Não ache estranho quando ver um monte de gente com a bandeira do Brasil! É a Paixão Nacional! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário